terça-feira, 17 de agosto de 2010



Ignorância

Antes de tudo, eu não tenho nada contra a religião, eu mesma tenho vários amigos que a seguem, mas com senso crítico ao ponto de não falar isso que ouvi hoje, ou se falar, não com tal ignorância. E em segundo lugar, a opinião sobre tudo é minha nada eu afirmo, só queria desabafar sobre algo.

Sabe o que me irrita? Aquelas pessoas completamente ignorantes e que não sabem relacionar o que falam. Ou simplesmente falam algo pra aparecer, mas acho que esse não é o caso. Hoje, depois da aula, eu estava sentada na porta da escola com a Marcella e ouvi vagamente a conversa do grupinho que estava do nosso lado. Fiquei assim, de boca aberta pro que tavam falando ali, então passei a prestar atenção no que tava acontecendo. Primeiramente, a menina falou que iria comprar um tênis, especialmente pra ir na Conferência. Até ai, pra mim era normal, porque eu conheço a pessoa, e sei o tanto que é consumista. Depois de várias futilidades sendo comentadas, o grupinho chegou ao assunto de porque estudar. Então uma das meninas, a fútil, chegou a conclusão que não necessário estudar, porque no final, só importa se você é bom, se fez coisas boas para ir para o céu, e que você vai perder tudo que você aprendeu durante sua passagem. Uma das meninas do grupo concordou e a outra ficou calada, sendo que a quieta, estuda muito. Ai fico pensando se ela sabe exatamente o que ela estava falando. Tipo assim, ela está pensando já na morte dela, na ~vida~ que ela teria após a morte. Mas não parou para pensar que ela ainda tem uma grande vida pela frente, e que estudar é algo extremamente necessário no mundo em que vivemos. Além do mais, que o pai dela não estará ai eternamente para suprir suas futilidades idiotas, então, se ela quiser ter todo esse dito luxo que ela tem hoje, ela vai precisar ter um emprego muito bom, que lhe trará uma boa renda. E somente ser boa no sentido em que ela incorporou a palavra não basta para ela merecer uma passagem para o céu. Dito: Você tem que ser uma pessoa boa para ir para o Céu. Mas como ela não liga pra estudos, logo, não ligando pra gramática, não percebeu que talvez esse ~boa~ não seria só de bondade e generosidade. Você também precisaria ser alguém boa nos seus esforços, alguém boa em tudo que faça na sua vida, que consiga superar todos os desafios impostos. E em segundo lugar, quem disse a ela que depois você esquece tudo? Alguém já morreu, foi para o segundo plano e depois voltou pra contar pra ela e pra outra menina lá que você perde tudo que aprendeu na vida terrestre? Eu suponho que isso não tenha acontecido, não mesmo. Então, fico pensando da mediocridade dos pensamentos de uma pessoa assim, tão influenciável, sem a capacidade de questionar o que certa pessoa disse a ela, tipo pra mim não faz sentido uma pessoa repassar isso sem ao menos pensar no que é. Não compreender e simplesmente concordar com o que alguém acredita que seja não faz sentido pra mim. Não que eu acredite que você fique com sua memória, até porque não tenho certeza disso e nunca ninguém vai ter, porque depois de morto, na minha opinião você não volta mais na Terra ao ponto de se comunicar diretamente com uma pessoa, você pode até prazer bons fluidos, observar a vida que ficou pra trás, da sua família por exemplo, como no ditado que muita gente fala quando alguém que já morreu, se tivesse vendo isso ficaria orgulhoso, ele pode sim estar vendo, mas se comunicar ao ponto de dizer exatamente como é não tem nada a ver. Contudo chego a conclusão que eu talvez não posso afirmar nada sobre isso, e ninguém pode também, mesmo querendo, no caso de muita gente. Mas a verdade sobre o que acontece com o seu intelecto, seu espírito ou sua alma, depois que você morreu ninguém que ainda está vivo nunca vai saber, por mais que criem teorias e teorias. Talvez tudo morra por ai, talvez ela siga a teoria que pra mim faz mais sentido que juntando cacos de várias eu formei a minha, que ainda não faz sentido total e que talvez eu nem tenha explicado de forma inteligivel nesse texo, talvez tudo siga a teoria da Maria, talvez a do João, ou até mesmo a dessa menina ai.

Ps: Eu posso taxar certas pessoas de ignorantes quando se tratando desse assunto, assim como qualquer um pode me taxar também, é minha opinião, no momento estou defendendo ela, amanhã posso acreditar em outra coisa fikdik.

Um comentário:

Ana Paula disse...

"Alguém já morreu, foi para o segundo plano e depois voltou pra contar pra ela e pra outra menina lá que você perde tudo que aprendeu na vida terrestre? Eu suponho que isso não tenha acontecido" ri alto xD.

Adorei o texto. Concordo em muito com você. Não sou muuuito religiosa, respeito quem é, mas francamente... acho que se existe Deus e ele escuta uma coisa dessas, ele deve ficar tão abismado quanto eu ficaria ou tanto quanto você ficou - pelo que eu pude interpretar.

Penso que é importante pensar no futuro algumas vezes, mas na maior parte do tempo o importante é o agora e agora é obveamente importante estudar. Sempre idealizei que o conhecimento nunca é de mais, essa menina deveria começar a pensar nisso também...